sexta-feira, 18 de junho de 2010

Carta aos Estudantes de Nível Superior do IFRN

Saudações Estudantes!

É com enorme satisfação e certeza do dever cumprido que a gestão “O Trabalho Continua” do Diretório Central dos Estudantes do IFRN está se despedindo da direção da entidade. E não podemos negar nossa alegria nesse momento ímpar para cada diretor, pois sabemos que fizemos nosso papel como representantes dos estudantes. Além do mais, temos total convicção que estamos deixando um DCE melhor; afinal não podíamos retroceder.
A nossa gestão foi marcada por mudanças, antes éramos apenas o Campus Central, autora Unidade Sede do CEFET-RN, hoje somos onze Campi. Nesse novo contexto percebemos que nossa obrigação multiplicara-se também por onze, mas não nos acovardamos. Fomos à luta e conseguimos integrar todos os Campi do IFRN. O resultado foi a criação dos Centros Acadêmicos em cada campus, representando os cursos superiores. Citamos também os espaços conquistados dentro e fora do Instituto, onde podemos citar a participação do DCE no COMUNE (Congresso da UNE) e na Conferência da Educação (da Grande Natal e Estadual). Na nossa capital entre as entidades irmãs (DCE’S e Coletivos Estudantis) eu pergunto: Quem não conhece o DCE/IFRN?
Também não ficamos apáticos diante de questões que prejudicariam os estudantes e a sociedade como um todo. Na nossa Capital, participamos de lutas comuns das entidades estudantis, onde citamos o “Maio Vermelho” contra o aumento da tarifa de ônibus da Capital e, recentemente, contra o projeto que tentava derruba as árvores da Av. Sen. Salgado Filho. Apoiamos também bandeiras nacionais de defesa dos estudantes como a defendida pela UNE (União Nacional dos Estudantes) entre as principais, podemos citar os “50% da receita do Pré-Sal para a Educação”.
Com certeza podemos dizer que a entidade já está no rol das mais respeitadas e com credibilidade dento do Estado. Tal fato é percebido pelas diversas parcerias constituídas com outras entidades estudantis, empresas e instituições; tais como: DCE-UFRN, BANCO REAL, BANCO DO BRASIL, CREA-RN, MÚTUA, UJERN, SINASEFE, FUNCERN e EMPRESA JUNIOR DO CEFETRN.
E dentro do IFRN, será que fizemos algo? Bem, podemos destacar nosso total envolvimento na aprovação e reformulação dos estatutos da Instituição, na defesa da paridade entre os seguimentos institucionais e, principalmente, na criação de uma Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Foi Criada uma Diretoria Sistêmica com status de Pró-Reitoria). A gestão arregaçou as mangas e lutou em defesa dos tecnólogos; sendo este fato notadamente reconhecido por entidades internas e externas da nossa Instituição.
O apoio aos estudantes foi irrestrito. Os eventos que chegaram à entidade foram analisados e devidamente deferidos. Dentre os Cursos que mais receberam apoio nos seus eventos destaca-se o de Lazer/Gestão Desportiva. Também buscamos incentivar a cultura, fazendo o Concurso Fotográfico do DCE que recebeu inúmeras contribuições de todos os campi. Em relação aos esportes fomos revolucionários, incentivando e valorizando a participação dos estudantes nesse segmento. Comprávamos material esportivo e emprestávamos para todos os estudantes do Campus Central. Mas nosso trabalho não parou ai. As instalações e os equipamentos da sede do DCE também foram melhorados, e hoje possuímos dois computadores e duas impressoras que servem no processo de impressão para os estudantes que procuram o DCE e, logicamente, para uso da entidade. Temos atualmente uma verdadeira sala para um DCE e já começamos a provocar uma discussão interna com a diretoria do campus para a devida ampliação da mesma.
Recentemente mudamos a história do Diretório, realizando o II Congresso da entidade, transformando definitivamente o DCE-CEFETRN para IFRN e, na ocasião, os estudantes representantes dos Cursos, decidiram homenagear o militante político “Luís Maranhão Filho” dando-lhe o nome para patrono da Entidade. Foi um momento único, no qual alçamos para todas as demais linhas políticas do RN a nossa Entidade à categoria de protagonista, e não mais coadjuvante, no Movimento Estudantil Potiguar.
Demonstramos que é possível fazer um movimento estudantil ousado e com responsabilidade. Nunca mudamos nossa opinião, sempre estivemos ao lado dos estudantes e buscamos levar nossas lutas de forma coerente, sem partidarismo político; pois nossa causa é superior.
Dessa forma nos despedidos dos estudantes dessa magnífica Instituição de ensino na qual somos apaixonados... E temos certeza que o DCE não vai retroceder à forma que encontramos em 2007, pois nossa Entidade passou a ter uma gestão comprometida com os estudantes; o que contribuiu para uma expansão e participação ativa em todos os setores políticos do nosso estado.
Nossa luta não terminou... O DCE cresceu de verdade e com ele todos que contribuíram direta e indiretamente com tal crescimento. Apreendemos no Diretório e vamos continuar buscando formar uma sociedade mais justa e igualitária, independente de onde estivermos atuando.


Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário